A biotecnologia tem inúmeras aplicações nomeadamente na área da medicina, agricultura e ambiente. Podemos associar uma cor à Biotecnologia consoante a área de aplicação.
Biotecnologia verde- aplicada à agricultura:
A Biotecnologia tem conseguido muitos avanços na investigação e produção dos OGM's o que traz grandes vantagens. São exemplos, a melhoria da qualidade dos alimentos, a redução dos custos de produção, uma maior resistência das plantas a pragas e doenças, a uma redução da utilização de produtos químicos/tóxicos e a um maior tempo de conservação dos alimentos.
Biotecnologia branca-aplicada ao ambiente:
Engloba todos os processos que utilizem enzimas e organismos a fim de obter químicos, materiais e energia.
Nesta área está também incluída a biorremediação que utiliza microrganismos cuja função é retirar produtos tóxicos do ambiente, por exemplo no tratamento de águas residuais ou no combate a marés negras.
Biotecnologia vermelha- aplicada à Saúde:
Esta área baseia-se na manipulação genética de organismos. Para isso, utiliza processos relacionados com a medicina e a farmacologia. Exemplos da aplicação desta área são os antibióticos, as técnicas de diagnóstico, as vacinas, a terapia génica, os testes genéticos, a farmogenómica, as células estaminais, entre outros.
Existem outras aplicações da Biotecnologia, no entanto, no nosso trabalho apenas vamos tratar das que foram acima mencionadas.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário