segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um pouco mais sobre OGMs


Caros amigos, como sabemos que são muito curiosos decidimos dar-vos a conhecer um pouco mais sobre uma das aplicações da biotecnologia, nomeadamente dos OGMs.

OGM
é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer e alcançar características desejadas. Os OGM’s possuem alterações num ou mais fragmentos do genoma, realizadas através da engenharia genética. Estes podem ser bactérias, animais ou até plantas.
Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgénicos. OGM’s e transgénicos não são sinónimos: os transgénicos são organismos geneticamente modificados, mas nem todos os OGM’s são transgénicos.
Os genes contêm as informações necessárias para que se manifestem características hereditárias dos seres vivos. O que a engenharia genética faz é isolar genes de determinados organismos, identificando a característica que estes transmitem (por exemplo a resistência a doenças, a insectos, a herbicidas, ao sal, à seca, etc.), para depois introduzi-los noutros organismos. Consegue-se, assim, obter características que a natureza não tinha previsto para o organismo que foi manipulado. O gene introduzido também pode ser produzido em laboratório.
Na área da alimentação, a engenharia genética tem procurado desenvolver, principalmente, plantas que produzam o seu próprio pesticida e/ou resistam a determinados pesticidas. Este processo procura criar espécies muito mais produtivas, por serem resistentes, quer às pragas, quer aos pesticidas, permitindo tratar as doenças sem prejudicar as colheitas.
Mas, enquanto os medicamentos só são comercializados depois de resultados terapêuticos e investigações prolongadas sobre vantagens, contra-indicações e precauções, os alimentos geneticamente modificados estão a ser comercializados e consumidos sem se encontrarem estudados de forma satisfatória, subsistindo algumas dúvidas nos consumidores quanto aos riscos para a saúde.


Esperamos que tenham gostado e vão-nos visitando se quiserem continuar informados!!


1 comentário:

  1. Ola :D

    No nosso blogue "mobilidadehumana-leiria.blogspot.com/" fazermos referencia/ publicidade ao vosso blogue, ao vossos post's. Gostaríamos que retribuíssem com a mesma publicidade no vosso, para assim, mais pessoas acederem a todo o conteúdo que os grupos de Ap da nossa escola podem proporcionar à população.

    Fiquem Bem ;)

    ResponderEliminar